17/02/07

O Vício da Vírgula

Diz, e muito bem, Pedro Rolo Duarte no seu livro "Sozinho em Casa" que:

«Houve um tempo em que a minha mãe, leitora crítica de tudo o que escrevo, notava a ausência de vírgulas nos meus textos. Com o correr dos anos, nota agora que eu 'planto' vírgulas por todos os lados. Ainda que formalmente correctas, elas separam demasiadamente as ideias, as frases. São uma espécie de soldados ditadores do ritmo. Como sempre, ela chama a atenção. Procuro uma explicação e, extranhamente, encontro: talvez o tempo me tenha levado a viver cada vez mais aos soluços, entrecortado, interrompido aqui e ali. Não sei, vírgula, mas...»

Ás vezes dou por mim também a 'plantar' vírgulas em tudo quanto é sítio. Será que, também eu, ando a viver aos soluços?
Não sei. Mas, nos últimos tempos, aprendi a escrever curtinho. Pausadamente. Além das vírgulas, coloco pontos de final em todo o lado. Para separar bem as coisas. Para marcar ritmo. Para sentir as frases.


2 Comments:

Blogger cerejinha disse...

es tu e eu, este texto esta nos estampado na testa lol
bjinhus kds

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

tens que me emprestar esse livro... Acho que tem mt pa m ensinar sobre a essencia da vida... Bjs ffs

10:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home