17/02/07

ColdPlay



Os ColdPlay são uma das minhas bandas favoritas. Talvez mesmo a favorita.
Cá por casa, guardo todos os álbuns e o DVD do concerto ao vivo.

A banda formou-se em 1998 e tocam rock alternativo. Diz-se que vão ser os próximos U2. Por mim, já são. Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion. Quatro colegas que, num quarto de dormitório universitário, 
se tornaram nos ColdPlay.



Foi em 2000 que, com o lançamento do single "Yellow", se abriram as portas. Logo depois a banda lança o seu primeiro álbum "Parachutes" e é sucesso imediato. Com temas como "Shiver", "Yellow" e "Trouble", os media passam a idolatrar ColdPlay.



Em 2002 chega mais um álbum. "A Rush of Blood to the Head" traz mais temas de sucesso, tais como "In My Place", "The Scientist" e "Clocks". Este álbum foi ainda incluído na lista dos "500 Melhores Discos de Sempre" da revista Rolling Stone.



Mais tarde decidem editar um DVD ao vivo. "Live 2003" é o nome do concerto.
Escusado será dizer que, por esta altura, a música dos ColdPlay já somava prémio atrás de prémio e a banda já era reconhecida como uma das melhores do mundo.



"X&Y" chegaria apenas em 2005. Novamente sucesso. Já nada os pára. "Fix You", "Talk", "Speed of Sound" e "The Hardest Part" são tudo músicas que fazem parte de "X&Y" e que passam exaustivamente nas nossas rádios.


Está agendado para final deste ano um novo disco. Para já não se sabe o nome. Mas concerteza que não vai desiludir.



Os ColdPlay também apoiam várias causas políticas. Como é o caso da "Make Trade Fair" da Oxfam pela Amnistia Internacional. Além disso tem participado em projectos de caridade como o "Band Aid 20" ou o "Live 8". Chris Martin (vocalista do grupo) protestou contra a invasão do Iraque e apoiou John Kerry.



«A única maneira que conheço de trabalhar num álbum é vivendo-o e respeitando-o até ao dia em que está concluído. Demore o tempo que demorar.»
- Chris Martin